Interaja com a gente!

Encontro mágico: Tunico da Vila, Criolo e o Congo Capixaba, com apoio da Atitude Inicial

Um encontro musical entre as raízes do samba, os ritmos da identidade negra e a cultura capixaba. Assim será o show Tunico da Vila canta Martinho e convida Criolo, que acontece amanhã (14), às 21h, no Spirito Jazz, com apoio e produção da Atitude Inicial, além da abertura especial feita pelo nosso ator, Vander Neri.

A apresentação vai trazer, em um só palco, a união entre tantas riquezas culturais que fazem parte da história do Brasil, do Espírito Santo e das nossas fortes origens negras. Magicamente, isso acontece ao juntar a música e as criações de artistas que eternizam essas culturas. São eles Tunico da Vila, filho de Martinho, cantor e compositor; Criolo, rapper e cantor de samba; Dona Laura Felizardo, matriarca do bantu capixaba, grupo étnico vindo da África que instaurou o congo no estado. Além da banda de Congo “Amores da Lua”, do Mestre Ricardo Sales, e os músicos da Fames e da Banda da Polícia Militar.

O Criolo é bamba, tem ginga musical, canta sambas,
ele tem o que chamamos de sinestesia, cor musical.
Vai ser um encontro daqueles, celebraremos Martinho José Ferreira,
seus 80 anos, sua obra, c
om muito samba carioca e paulista,
música negra e ritmos angolanos”,
fala Tunico da Vila,
que faz parte da ala de compositores da Unidos de Vila Isabel e é autor do samba-enredo campeão do carnaval carioca, “Festa no Arraiá” (2013), junto com Martinho da Vila e Arlindo Cruz.

Esse encontro de gigantes reúne o que há de mais especial em cada um deles, que trazem em comum a valorização das tradições do nosso povo, e com diferentes ritmos celebram a diversidade cultural. Tunico da Vila leva para o palco toda sua alma, consagrada pela música herdada de seu pai, pelo candomblé e o ativismo negro. Enquanto o convidado, Criolo, presenteia a noite em Vitória com suas letras e melodias únicas e profundas, dedicadas à conscientização e a transformação social. Criador das mais autênticas batalhas de rap do país, ele irá apresentar suas novas canções, que realizam seu sonho antigo de gravar um álbum de samba.

“Música é muito forte e samba é algo muito especial pra nós,
pra todo nosso povo, pra nossa cidade, pra minha família.

Muita coisa me visitou e desaguou
em forma de samba sem que eu pedisse”
,
conta Criolo, por meio de sua assessoria de imprensa.

Tudo isso acontece dentro da sequência de shows em homenagem a Martinho da Vila, percussor do partido alto. A apresentação faz parte do projeto Spirito Samba, idealizado por Tunico, que desde janeiro une músicos locais com artistas convidados a cada mês, e já trouxe sambistas como Mart’nália, Dudu Nobre, Xande de Pilares e o próprio Martinho. Há mais de dois anos no Espírito Santo, onde canta a memória do povo do mar capixaba, como as desfiadeiras, pescadores, paneleiras e congueiros, Tunico também irá dedicar o show às raízes da cultura afro fincadas nesse estado.

“A escolha de viver aqui tem a ver com minha conexão ancestral com o Espírito Santo, com essas terras bantas.
A minha missão é dar um novo respiro de cultura
para a ilha de Vitória,

que é minha aldeia no tempo presente”,
relata o sambista.

Por isso, a noite irá reverenciar uma das grandes representantes dessa cultura, a Dona Laura, que será responsável por apresentar o Congo a Criolo. E então, o ritmo ancestral de identidade afro e tradicional do Espírito Santo entrará em sintonia, ao vivo, com um dos maiores porta vozes do rap nacional, e vencedor do Prêmio da Música Brasileira 2018 como cantor de samba. Assim, o projeto também expressa a importância de valorizar e movimentar a cena artística fora do eixo Rio-São Paulo. E é aí que a Atitude Inicial também entra em parceria com mais um projeto feito para mudar o mundo, começando pelas nossas terras capixabas.

Essa parceria mostra a possibilidade de transformar o mundo
de diversas formas, como o Tunico faz com a arte
e nós fazemos com o nossos projetos, com essa produção.
Para nós, é mágico poder contribuir com o Tunico,
que valoriza a cultura local e movimenta esse cenário fora do eixo Rio-SP.
Principalmente nesse momento, com o Criolo, um cara que sempre nos inspirou e agora estará junto com a gente. Em 2012, foi a música dele que nos deu coragem para fazer a Atitude Inicial virar realidade”,
reconhece Jota, idealizador e diretor executivo
da empresa social.

 



Serviço

Data: sexta-feira, 14/09/2018;

Horário: 21 horas; 

Local: Spirito Jazz | Rua Madeira de Freitas, 244, Shopping Via Cruzeiro Mall, Praia do Canto

Couvert individual: Camarote superior – R$80 | Mesa salão – Esgotado

Reservas: (27) 99506-0438 | Telefone e Whatsapp

 

Sobre Lais Rocio

Jornalista dedicada a ser, essencialmente, contadora de histórias! Apaixonada pela literatura da vida real, por investigação e pelas narrativas de culturas e tradições. Deposita em todas as experiências que desempenha, o olhar sensível e curioso, com desejo de aprender, descobrir e ser transformada pelas múltiplas realidades que as escolhem para enxergar.