Interaja com a gente!

Oxigenando as ideias: Lab Oi Futuro, Museu do Amanhã e ColaborAmérica em menos de uma semana

Que a gente não suporta rotina todo mundo já sabe, mas será que vocês têm noção do quanto a gente leva a sério essa história de “respirar novos ares”? Pra quem não sabe ou não tem noção a resposta é: muito a sério! Pra ter certeza que o ar seria completamente novo a gente decidiu cruzar a fronteira do Espírito Santo e levar nossa equipe inteira pra ficar quatro dias oxigenando as ideias num outro canto da região sudeste.

A viagem, que teve momentos especiais do começo ao fim, já começou cheia de surpresas.. bastou chegar ao aeroporto para sermos avisados sobre o cancelamento do nosso vôo. Apesar do imprevisto, nós não fomos tombadas e seguimos viagem para o Rio de Janeiro, que continua lindo (mas ficou ainda mais bonito assim que a gente chegou lá). E como ninguém aqui gosta de perder tempo, já aproveitamos pra fazer a primeira parada da nossa viagem no Labora, o Laboratório de Inovação Social do Oi Futuro que serve como um ponto de conexão entre empreendedores sociais que estão de fato comprometidos com o impacto que suas ações causam no mundo. Lá, a gente bateu um papo com o Alan e com a Flávia sobre criatividade, negócios sociais, inovação e diversidade. A visita serviu principalmente pra restaurar nossa esperança, afinal, a gente conseguiu ver de perto uma empresa de grandes proporções fazendo negócio do jeito que a gente acredita que tem que ser feito.

Mas, claro, que isso só foi um aquecimento pra tudo aquilo que nos aguardava de verdade. No dia seguinte, nossa galera toda foi pro Museu do Amanhã que, pra quem não conhece, é um museu super tecnológico que aborda assuntos como a vida humana, a vida na terra e o futuro do mundo em geral. Além dos temas, das obras, das exposições e das experiências, nossa visita conseguiu ser ainda mais especial graças a Iris+, uma extensão da Exposição Principal baseada em Inteligência Artificial que guiou nossa visita, nos encheu de perguntas e deixou algumas respostas no fim de tudo.

Nos últimos dois dias de viagem, como se não bastasse tudo que a gente aprendeu nos dois primeiros, nós tivemos o privilégio de sermos banhados pela enxurrada de conhecimento do ColaborAmérica que rolou na Lapa. O palco desse evento incrível foi a Fundição Progresso, que era uma antiga fábrica de fogões e cofres, mas hoje em dia virou um espaço cultural. Lá absorvemos conteúdos sobre novos modelos de economia, responsabilidade social, produção sustentável, economia responsável e vários outros temas que conseguiram fazer muitos olhinhos brilharem. Além de tudo isso, o evento também conseguiu tirar todo mundo da zona de conforto com falas sobre os nossos privilégios e sobre os rumos do cenário político e econômico atual.

Ter frequentado esses ambientes culturais que permitem novas interações e experiências serviu, com toda certeza, pra tornar a viagem ainda mais enriquecedora pra todo o nosso time que conseguiu aprender MUITO e fazer um networking invejável. O único problema é que, depois de ver tanta inovação em tão pouco tempo, muita gente da equipe ficou se perguntando se a gente tinha ido pro futuro e não pro Rio de Janeiro.

[Obs.: checamos tudo e, aparentemente, nenhuma companhia aérea faz viagens para o futuro, então acho que a gente foi pro Rio mesmo]

Vitória Bordon

Sobre Vitória Bordon

Vitória Bordon has created 5 entries.