Interaja com a gente!

ELOS – UMA RELAÇÃO DE CUIDADO, PREVENÇÃO E SAÚDE

A gente foi chamada pra conversar com a galera da Tevisa e da Linhares Geração sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). E pra dar conta do recado criamos o Elos, uma ação feito pra falar sobre os riscos invisíveis presentes nas relações e, principalmente, sobre a importância de se praticar sexo seguro.

Pra abordar a importância de se proteger (sem ser piegas, lógico) a gente pediu pra galera da responder uma pergunta chave e, com base nas respostas, dividimos os participantes em dois grupos. De um lado ficou a turma mais precavida, que sempre considera as consequências dos seus atos e, do outro lado, uma turma mais radical, que se joga de cabeça nas experiências.

Depois dessa divisão, os membros das equipes receberam copos com uma substância química incolor que foi usada pra representar os fluidos trocados durante as relações sexuais. Pra facilitar as interações entre xs participantes, a gente lançou uma série de perguntas pra estimular o papo e ajudar todo mundo a se conhecer melhor.  E se pintasse um clima, elxs podiam misturar os líquidos dos copos com outras pessoas da equipe.

O que ninguém sabia, é que em uma das equipes havia um copo infectado e que, conforme os participantes trocavam fluidos, outras pessoas ficavam contaminadas. No final, colocamos um reagente em todos os copos para revelar aqueles que foram “infectados” pelos parceiros. Não demorou muito pra galera perceber que no grupo em que todxs usaram proteção não tinha ninguém infectadx. Por outro lado, quem optou por não se proteger percebeu que havia um grande número de copos com diferentes tons de rosa, indicando a presença de ISTs.

E pra ter certeza que todo mundo entendeu o recado, fizemos um vídeo com vários dados e informações sobre contágio, transmissão e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis. A experiência terminou da melhor maneira possível: com um bate papo com a galera sobre a importância da prevenção e de realizar testes regularmente. A gente sabe que boa parte da prevenção se constrói com um diálogo aberto e livre de tabus. Dá uma espiada nas fotos pra entender melhor como foi a experiência:

Publicado: 24 de maio de 2019

Cliente

Tevisa / LGSA