Interaja com a gente!

Encontro final do Fundo Comunidade em Rede

A realização do Encontro final do Fundo Comunidade em Rede, iniciativa do Bloco Brasil da Rede América com a Fundação Interamericana (IAF) com gestão do Instituto Arcor Brasil, foi um momento de unir projetos de todo o Brasil apoiados pelo Fundo nos últimos anos, refletindo sobre suas conquistas e realizações. Para nós, foi uma oportunidade de criar experiências, conectar e envolver pessoas em torno de grandes ideias!

Tudo isso aconteceu por meio da nossa parceria especial com o Fundo, que nos trouxe o convite para participar da realização deste evento com aquilo que fazemos de melhor: criar pontes e despertar a mobilização social. A programação aconteceu durante três dias, com dinâmicas, oficinas e debates com os projetos participantes, suas equipes e comunidades engajadas, aliados à sabedoria e experiência dos representantes do Fundo. Entre as iniciativas apoiadas pelo Fundo e que marcaram presença nesse encontro especial, está o grupo Comunidade em Ação, com o qual também caminhamos juntos no Programa de Capacitação para Mobilização, por meio de uma parceria com a Fundação Otacílio Coser.

Dentro do Encontro final do Fundo Comunidade em Rede, um de nossos papéis foi o de conduzir todo o evento, convocar as atrações e protagonizar os intervalos de um jeito diferente e inusitado: com os personagens Vanitty e Oprah, que já marcaram suas presenças ilustres em projetos como o Encerramento do Rede Escolaí e a SISSMA 2017. Com essa dupla icônica que apresenta cada atração no estilo premiação do Oscar com um gingado próprio do Atitude, transformamos aquela programação especial em momentos leves e descontraídos. Tudo isso para que as ideias, a criatividade e a empatia com o próximo fossem fortalecidos a cada instante!

24695368398_b0a8bbd340_o

Foto: Cacá Lima

Além dessa experiência de conduzir um evento, levamos para os participantes do Fundo Comunidade em Rede as dinâmicas de interação e mobilização conduzidas pela nossa produtora e coordenadora teatral, Valéria Nogueira. A partir dessas práticas para “quebrar o gelo” e soltar a expressão de cada um, as demais atividades idealizadas para a programação se tornavam mais produtivas, criativas e cheias de energia, com os sentimentos de envolvimento e empatia que o Atitude Inicial despertava nos participantes!

Assim, conectados em rede como sempre deve ser, nos aliamos ao objetivo do Fundo em realizar um encontro marcante e intenso para todos os envolvidos, feito para celebrar as conquistas e trocar ideias e inspirações para o futuro!

E para tornar tudo aquilo inesquecível, contamos com o nosso parceiro ilustrador Giu Dias registrando todos os momentos e projetos de forma sensível, especial e artística. Ao longo da programação, ele construiu com seus traços criativos desenhos que retratavam cada projeto participante. E ao final, todas as ilustrações foram entregues para as equipes guardarem como recordações e se inspirarem para as novas conquistas!

Publicado: 27 de fevereiro de 2018