Interaja com a gente!

Povoar a Praça: um encontro para multiplicar cuidados

PortfolioAtitude6-2

A praça de Povoação, em Linhares, faz parte de tradições, lembranças e momentos que conectam toda a comunidade. Pelo espaço extenso que abriga a Igreja da comunidade, umas boas sombras de árvores e uma ventania fresca, a vizinhança inteira, entre várias idades, se encontra,  circula e constrói memórias ali.

É palco das tradicionais congadas e folias de reis, e está ao lado do campinho de futebol, de várias casas e quintais de moradores conhecidos na região. Por ser cheia da história daquela comunidade, a praça de Povoação também se transformou no lugar em que concentramos todas as nossas potencialidades, ideias e sonhos para a produção do evento social e cultural Povoar a Praça.

Com o propósito de levar até Povoação um dia inteiro de serviços públicos de saúde e diversas atividades ligadas à cultura e ao meio ambiente, este projeto aconteceu com a parceria de muitas pessoas e instituições, com papéis fundamentais ali. A nossa parceira Linhares Geração S.A, organizadora do evento, nos abriu os caminhos para produzirmos uma programação especial envolvendo a comunidade do entorno da empresa, que é também onde vivem muitos de seus colaboradores. Contamos também com a cooperação especial de equipes da Prefeitura de Linhares, por meio de suas secretarias de saúde e assistência social; Associação dos Meliponicultores do Estado do Espírito Santo (AME-ES); Núcleo de Apoio às Políticas de Saúde (NAPS) e Centro de Referência e Assistência Social (CRAS).

E tudo isso só foi possível com o apoio de moradores especiais da comunidade, que se envolveram, engajaram-se e mobilizaram os vizinhos, as organizações comunitárias, grupos culturais e escolas locais para a construção coletiva deste projeto.


Assim, Povoar a Praça abriu a manhã com diversos estandes espalhados pela praça. Os serviços e atendimentos públicos de saúde e assistência social se distribuíram para receber a comunidade, realizando exames rotineiros e orientações médicas sobre a prevenção, a proteção e o cuidado que podemos ter com a nossa saúde e com o meio ambiente no dia a dia. Ao mesmo tempo, oficinas de artesanato, culinária com aproveitamento total de alimentos, reciclagem, jogos e brincadeiras infantis envolviam famílias inteiras, crianças, idosos e jovens da comunidade em momentos de trocas de ideias, de criatividade e de muitos aprendizados!

A programação diversificada e interativa fez do dia na praça percorrer horas com diferentes atrações que preenchiam o desejo e a energia de cada momento. E com a chegada da noite, o respiro para descansar de um dia agitado e renovar as energias veio com ações de reflexão e envolvimento da comunidade. O espaço que foi dedicado às atividades variadas ao longo dia se transformou, então, em plateia para apresentações culturais da comunidade e barraquinhas típicas de moradores locais oferecendo seus talentos artesanais para a vizinhança.

A chegada do anoitecer veio com a música dos talentos mirins da escola de Povoação e seus educadores. Na sequência, o nosso espetáculo teatral Verdades com Consequências trouxe reflexões essenciais, abrindo alas para seguir com a exibição de um mini documentário produzido por nós com histórias e memórias dos moradores antigos da região.

O final de noite veio com os apitos do congo de Povoação, trazendo à tona a tradição da vizinhança em apitar da janela para convocar os vizinhos e anunciar o Congo. Se ao longo do dia, a programação despertou diversos laços da comunidade, a congada veio para unir todos eles em uma única melodia e história.

A emoção contagiou todos, finalizando o projeto com a sensação de que temos muito para contar do passado e para transformar no presente!

Publicado: 27 de fevereiro de 2018