Interaja com a gente!

Semana Interna de Segurança, Saúde e Meio Ambiente

Sabe aquela semana do ano que as empresas tiram pra falar com os colaboradores sobre segurança, saúde e vários outros assuntos? Pois é, esse ano rolou de novo na Tevisa dos dias 22 a 26 de outubro e na Linhares Geração de 15 a 19 de outubro. A grande diferença, é que lá não tinha ninguém bocejando a cada 20 minutos porque, assim como nós, nossas parceiras acreditam no potencial que um evento desse porte tem de gerar conhecimento e boas experiências!

O tema da Sissma (Semana Interna de Saúde, Segurança e Meio Ambiente) deste ano, definido pela comissão interna da empresa, foi “Eletricidade: Riscos Invisíveis”. Pra fugir da mesmice, evitamos falar dos procedimentos que os colaboradores já cumprem na empresa e pensamos numa programação da qual a galera poderia tirar conhecimento pra usar também em casa. Até porque, a gente sabe que a todo mundo manda muito bem na empresa, mas será que eles tomam os mesmos cuidados em casa na hora de fazer pequenos reparos? A intenção era mostrar que, quando o assunto é eletricidade e os riscos que ela oferece, os pequenos detalhes merecem toda atenção.

Nossa missão era criar um ambiente acolhedor em que todo mundo aprendesse muuuuuito e, ainda assim, tivesse vontade de voltar no dia seguinte. Pra garantir isso, os participantes foram divididos em equipes e receberam vários desafios que deveriam ser cumpridos ao longo da semana que somariam pontos para os times. E não faltava incentivo não, viu? A galera concorreu a vários prêmios disputadíssimos, por isso ninguém queria deixar de participar.

E como em todo lugar cabe conhecimento, o cartão de participação dos ouvintes era carimbado depois de cada tarefa com animais e insetos que poderiam, eventualmente, aparecer nas empresas pra dar um alô ou tomar o café. Ou seja, a gente usou o cartão pra lembrar os colaboradores que eles trabalham no lugar que costumava ser o habitat natural desses serezinhos peçonhentos e, seguindo o embalo, já deixamos várias informações e dicas de como agir caso eles encontrassem com algum desses animais por lá. As dicas eram simples, do tipo: não surtar, respirar fundo e chamar a equipe especializada pra que eles sejam devolvidos para a natureza em segurança. Coisa básica.

Ao final, todas as equipes fechavam o dia com a Vandeka, nossa mestre de cerimônia que não deixa cair a peteca, pra contar os 3 babados mais fortes que aprenderam durante o dia e, assim, somar pontos pro time. Agora me diz se tem como não curtir um evento que te coloca como protagonista o tempo todo? Além da programação recheada de palestras sobre meio ambiente e segurança, a galera teve um coffee break cheio de comida saudável, fez exames físicos, participou de concurso fotográfico, gincanas e várias outras coisas.

O evento foi pensado para que as pessoas conseguissem colocar em prática tudo aquilo que aprenderam, por isso, todo conteúdo tinha uma linguagem acessível que podia ser facilmente compreendida por qualquer colaborador das empresas, independente do cargo ou função que desempenhavam. Além de toda a inclusão, nós nos preocupamos em tornar as falas atrativas, afinal não era pra ninguém esquecer todo o assunto 2 horas depois que acabasse a palestra né?

Nossa intenção era que todos absorvessem experiências. Pra amarrar todas as ideias e relembrar todos os descuidos que as pessoas podem ter ao lidar com eletricidade, a Vandeka emprestou o palco para o Antônio, que protagonizou uma intervenção teatral que terminou com uma chuva de aplausos (como sempre). No encerramento, rolou a entrega de todos os prêmios que, com toda certeza, proporcionarão experiências ainda mais inesquecíveis pros ganhadores. Teve ensaio fotográfico, bike pra poder pedalar até o trabalho e até viagens pra Itaúnas e Pedra Azul. Mas no fim, o maior prêmio da Sissma de 2018 foi, com toda certeza, o clima de união que nasceu entre os colaboradores das nossas parceiras e, claro, a sensação de dever cumprido que toda equipe da Atitude pôde sentir.

Publicado: 1 de novembro de 2018